top of page

Peso ou Composição Corporal?

Atualizado: 18 de set. de 2023


Composição corporal
Composição corporal

Muito se fala sobre perda de peso, certo? Mas na verdade o que realmente importa é mudança de composição corporal. Quer saber por quê? Então leia o artigo de hoje.


Composição corporal

O corpo possui 3 componentes principais: Músculos, Gorduras, Ossos.


Músculos - Os músculos estão presentes nos órgãos internos e ao redor dos ossos na forma de massa muscular, que pode ser aumentada através da prática de exercícios físicos combinada à uma alimentação adequada.


Massa muscular
Massa muscular

Gorduras - As gorduras se dividem entre gordura essencial e de armazenamento. A gordura essencial está presente nos órgãos internos (medula óssea, coração, pulmões, rins, sistema nervoso central). Já a gordura de armazenamento está localizada sob à pele, chamada de gordura subcutânea, e entre os órgãos internos que é chamada de gordura visceral.


Gordura subcutânea
Gordura subcutânea


Gordura visceral
Gordura visceral

É muito importante manter níveis saudáveis de gordura corporal. Quer conhecer os níveis saudáveis de percentuais de gordura corporal? Confira a tabela abaixo.


% de gordura corporal
% de gordura corporal

O nível de gordura visceral pode ser indiretamente classificado de acordo com a tabela abaixo, usando apenas uma fita métrica para medir a circunferência abdominal. Níveis muito elevados de gordura abdominal podem levar a doenças cardíacas.


Valores de circunferência abdominal
Valores de circunferência abdominal

Ossos - Os ossos são os componentes estruturais da composição corporal e os que menos pesam. Em média os ossos são responsáveis por 12-15% da composição corporal e são compostos basicamente por fibras colágenas e cálcio. Uma massa óssea saudável está intimamente ligada a uma alimentação saudável, com quantidades adequadas de cálcio, vitamina D, ômega -3 e pobre em componentes desmineralizantes como sal em excesso, açúcar refinado, café, bebidas à base de cola, chás entre outros.


Composição corporal
Composição corporal

Outro componente interessante que está inserido nos órgãos, massa muscular e até mesmo um pouco na massa óssea é a água. Sua concentração diminui com o envelhecimento. Por isso é muito importante manter-se sempre hidratado.


% de água corporal
% de água corporal

Agora que você já conhece a composição corporal, tenha em mente que o peso ideal é aquele em que você possui um balanço ideal dos três componentes: músculos, gordura e massa óssea. Muitas dietas restritivas oferecem perda de peso a custo de perda da massa muscular, ou até mesmo da hidratação. Fuja dessas dietas!!


O método Kanut não utiliza restrições de grupos alimentares, portanto ao perder ou ganhar peso com nosso app, você terá condições de manter uma composição corporal saudável. Ainda não é cliente? Baixe agora mesmo o App Kanut!




bottom of page