top of page

Fome?


Você conhece aquelas famosas visitas não esperadas a geladeira, ou aquele lanchinho fora de hora? Mas será que isso é realmente fome, vontade de comer ou sede? Isso mesmo! Aquele lanchinho fora de hora pode mesmo ser apenas sede. Confira as características de cada sensação que nosso corpo nos mostra e como alinhar ao que o corpo precisa no momento.


Fome:

Ocorre quando as nossas reservas de energia e nutrientes estão acabando. Vamos usar o exemplo do carro. Quando este está sem combustível, aparece a luz indicativa de que o combustível está acabando.

Em nosso corpo as “luzes indicativas” de fome acontecem na forma de alguns sinais ou sintomas, tais como: desconforto, dores ou roncos no estômago devido as suas contrações musculares e quando a fome for excessiva podemos apresentar dores de cabeça, tontura e fraqueza. Os sintomas DESAPARECERÃO logo após consumirmos qualquer tipo de alimento que supra essas necessidades fisiológicas.


Vontade de comer:

Diferente da fome, a vontade de comer não apresenta nenhum sintoma físico e neste caso é um desejo por consumir algum alimento ESPECÍFICO, como por exemplo: chocolate da marca tal, pizza de 4 queijos, ou aquele bolo que você comia quando era criança. Se você tentar substituir por outro alimento, a vontade não será satisfeita como ocorre quando estamos com fome. Neste caso, vale a pena refletir a causa deste desejo, se é por motivo de estresse, ansiedade ou outro fator emocional.

E aqui vale a dica: Verifique no seu App Kanut quanto você poderia consumir deste alimento (caso ele seja de baixa qualidade nutricional) e tente compensar com alimentos mais nutritivos (alimentos integrais, menos industrializados, com menos açúcares e gorduras) nas outras refeições do dia. Assim você pode satisfazer a sua vontade sem passar nas quantidades e compensar na qualidade dos alimentos no restante do dia!


Sede:

Assim como a fome, a sede também apresenta sinais e sintomas indicativos, como por exemplo: boca seca, fadiga, tontura e irritabilidade. A coloração da urina também pode refletir isso quando está mais escura. Mas como fazemos para para identificar a sede? Diferente da vontade de comer que é específica, a sede é uma vontade que NÃO CONSEGUIMOS IDENTIFICAR e por isso comemos vários alimentos diferentes e ela não se satisfaz. Por isso quando estiver com uma vontade e não souber do que é, corra tomar um copo de água que logo irá resolver!!


Que tal propormos uma meta?

Anote cada episódio de fome, vontade de comer e sede durante 7 dias. Marque como se comportou em cada episódio. Ao final dos 7 dias faça um balanço de quantas vezes teve sucesso.

Dobre a meta para mais 7 dias e verifique se as sensações de vontade de comer diminuíram.

Você que já é usuário Kanut, tem em suas mãos ferramentas para controlar a hidratação diária e horários recomendados de ingestão de alimentos. Se você não é usuário, baixe agora mesmo!

Sucesso!!


Fontes:

1 – Fruh M. Sharon, Obesity: Risk factors, complications, and strategies for sustainable long‐term weight management, Journal of the American association of nurse practitioners, 2017.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page