Fome?


Você conhece aquelas famosas visitas não esperadas a geladeira, ou aquele lanchinho fora de hora? Mas será que isso é realmente fome, vontade de comer ou sede? Isso mesmo! Aquele lanchinho fora de hora pode mesmo ser apenas sede. Confira as características de cada sensação que nosso corpo nos mostra e como alinhar ao que o corpo precisa no momento.


Fome:

Ocorre quando as nossas reservas de energia e nutrientes estão acabando. Vamos usar o exemplo do carro. Quando este está sem combustível, aparece a luz indicativa de que o combustível está acabando.

Em nosso corpo as “luzes indicativas” de fome acontecem na forma de alguns sinais ou sintomas, tais como: desconforto, dores ou roncos no estômago devido as suas contrações musculares e quando a fome for excessiva podemos apresentar dores de cabeça, tontura e fraqueza. Os sintomas DESAPARECERÃO logo após consumirmos qualquer tipo de alimento que supra essas necessidades fisiológicas.


Vontade de comer:

Diferente da fome, a vontade de comer não apresenta nenhum sintoma físico e neste caso é um desejo por consumir algum alimento ESPECÍFICO, como por exemplo: chocolate da marca tal, pizza de 4 queijos, ou aquele bolo que você comia quando era criança. Se você tentar substituir por outro alimento, a vontade não será satisfeita como ocorre quando estamos com fome. Neste caso, vale a pena refletir a causa deste desejo, se é por motivo de estresse, ansiedade ou outro fator emocional.

E aqui vale a dica: Verifique no seu App Kanut quanto você poderia consumir deste alimento (caso ele seja de baixa qualidade nutricional) e tente compensar com alimentos mais nutritivos (alimentos integrais, menos industrializados, com menos açúcares e gorduras) nas outras refeições do dia. Assim você pode satisfazer a sua vontade sem passar nas quantidades e compensar na qualidade dos alimentos no restante do dia!


Sede:

Assim como a fome, a sede também apresenta sinais e sintomas indicativos, como por exemplo: boca seca, fadiga, tontura e irritabilidade. A coloração da urina também pode refletir isso quando está mais escura. Mas como fazemos para para identificar a sede? Diferente da vontade de comer que é específica, a sede é uma vontade que NÃO CONSEGUIMOS IDENTIFICAR e por isso comemos vários alimentos diferentes e ela não se satisfaz. Por isso quando estiver com uma vontade e não souber do que é, corra tomar um copo de água que logo irá resolver!!


Que tal propormos uma meta?

Anote cada episódio de fome, vontade de comer e sede durante 7 dias. Marque como se comportou em cada episódio. Ao final dos 7 dias faça um balanço de quantas vezes teve sucesso.

Dobre a meta para mais 7 dias e verifique se as sensações de vontade de comer diminuíram.

Você que já é usuário Kanut, tem em suas mãos ferramentas para controlar a hidratação diária e horários recomendados de ingestão de alimentos. Se você não é usuário, baixe agora mesmo!

Sucesso!!


Fontes:

1 – Fruh M. Sharon, Obesity: Risk factors, complications, and strategies for sustainable long‐term weight management, Journal of the American association of nurse practitioners, 2017.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Detox

Dúvidas, sugestões ou reclamações?

App 

2.png
App Kanut App Store.png
82fcd3_8b62bc67384246a793af9f161e12d5b9~
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube

O uso do App Kanut, assim como as demais informações contidas neste site, não substituem o atendimento realizado por nutricionistas, profissionais de saúde e educadores físicos.

© 2020 por Kanut - Soluções em Nutrição.