top of page

Um dia sem carnes... Como seguir uma dieta vegetariana?

Atualizado: 18 de set. de 2023


Como seguir uma dieta vegetariana
Dieta vegetariana

Olá cliente Kanut, tudo bem?


Você já pensou em reduzir o consumo de carnes? Que tal fazer um dia sem carnes?

Muito mais do que um estilo de vida, a dieta vegetariana é uma questão de saúde. Pesquisas recentes demonstram que a redução no consumo de carnes gera importantes benefícios para a saúde como: redução do risco de obesidade, câncer, doenças metabólicas e mortalidade.

Vamos ver os resultados de forma mais detalhada?


Obesidade

Pesquisas demonstram que a alimentação vegetariana ou parcialmente vegetariana facilita a manutenção do peso saudável. A pesquisa [1] demonstrou que o índice de massa corporal médio de indivíduos vegetarianos ou semivegetarianos pode ser até 18% menor. A diferença seria mais ou menos assim:


Como emagrecer com uma dieta vegetariana
Como emagrecer com uma dieta vegetariana

Síndrome metabólica

Indivíduos vegetarianos têm duas vezes menos chances de desenvolver altos níveis de triglicerídeos, pressão arterial, circunferência abdominal e glicose.


Hipertensão e diabetes

Os vegetarianos e semivegetarianos (indivíduos que alternam entre alimentação com carnes e vegetariana) apresentaram segundo a pesquisa [1] aproximadamente metade das chances de desenvolver hipertensão e diabetes tipo 2.


Câncer

Em geral os grupos vegetarianos e semivegetarianos apresentaram menor chance de desenvolvimento de câncer, entre 8% a 24% menos chances.


Mortalidade

Os grupos vegetarianos e não vegetarianos apresentaram até aproximadamente 20% menor mortalidade de causa geral.


Com todos esses benefícios, vale a pena pensar na mudança alimentar, certo? Mas cuidado, a mudança para uma alimentação vegetariana requer atenção ao prato. A variedade é importantíssima, além de distribuir corretamente os alimentos nos grupos alimentares. 

Você que já é cliente Kanut tem em mãos a possibilidade de usar as dietas “ovolactovegetariana” ou “lactovegetariana” que lhe darão o suporte necessário para se alimentar com qualidade e nas quantidade corretas. Temos também a opção flexiteriana!


Fontes:

1 – Vegetarian diets in the Adventist Health Study 2: a review of initial published findings, The american journal of clinical nutrition, 2014. 

2 - Medawar, E., Huhn, S., Villringer, A.et al.The effects of plant-based diets on the body and the brain: a systematic review.Transl Psychiatry 9, 226 (2019).





bottom of page