Seu prato está mais salgado do que a água do mar?

Atualizado: Fev 1


Vamos começar direto com a recomendação:

De acordo com o Guia Alimentar para a população brasileira, a recomendação de sal (NaCl) não deve ultrapassar 5g por dia (1.700 mg de sódio).


Isso equivale a aproximadamente 1 colher de chá de sal/dia!


O consumo excessivo de sal, a partir de 6 g, é uma das maiores causas de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.


Como reduzir o consumo de sal?


1. Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados, eles são ricos em sódio, glutamato monossódico entre outros;

2. Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de frutas para temperar os alimentos;

3. Evite também o uso de gordura animal como o bacon, toucinho, entre outros;

4. Não utilize saleiro à mesa;

5. Não acrescente sal no alimento depois de pronto.


Você sabia?

As papilas gustativas presentes na nossa boca, que identificam o gosto salgado, demoram cerca de 3 meses para se adaptar a uma dieta adequada em sal. Por isso, é questão de tempo o acostumar-se a uma dieta mais saudável e adequada em sódio. Pense nisso!


Alimentos ricos em sódio:

- Bacon e gordura do bacon,

- Molhos para barbecue,

- Cubos de caldos (temperos),

- Peixe ou carne enlatados ou defumados como o presunto, cachorros quentes, carnes frias, bife preservado em salmoura ou defumada, anchovas, sardinhas, arenque em conserva ou salmão defumado,

- Molho de tomate industrializado,

- Queijo creme, requeijão ou queijos processados como o queijo americano,

- Molhos picantes,

- Crackers (água e sal, qualquer outro tipo de bolacha com sal no topo),

- Sopas ou molhos secos e misturas de molhos,

- Alho com sal,

- Substâncias emolientes da carne,

- Azeitonas,

- Cebola com sal,

- Vegetais em conserva tais como pepinos, cebolas, pimentas, temperos para cachorros quentes, ou outros vegetais,

- Mostarda preparada, molhos para saladas,

- Sopas em lata e vegetais em lata

- Refeições rápidas com sal, como: pipocas, nozes, amendoins, batatas fritas, salgadinhos,

- Chucrute,

- Salsicha,

- Molho de soja,

- Molhos para bifes,

- Sal de mesa.

Uma das maneiras mais práticas de se diminuir o consumo de sal é comparar a quantidade de sódio nos alimentos, observando as informações nutricionais no verso das embalagens. Opte sempre por escolher aquele que possui menos sódio/sal.


Como identificar se um alimento tem excesso de sódio?

Se a quantidade de sódio for superior a 400 mg em 100 g do alimento, este é considerado um alimento rico em sódio, sendo prejudicial à saúde, devendo ser evitado ou consumido com moderação!



Se você possui nosso app, tem em suas mãos o indicador de excesso de sódio para cada alimento de nosso banco de dados. So você ainda não tem nosso app, não espere mais. Baixe agora mesmo pelos links abaixo!

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