Mastigue bem!



São dois os aspectos principais relacionados a mastigação, a digestão e a saciedade, e eles são cruciais na obtenção de um peso saudável e também de melhor saúde e qualidade de vida.


Mastigação na digestão

A mastigação correta permite que a digestão dos alimentos comece já na boca. Enzimas como a Amilase, Lipase, entre outras, iniciam o processo de digestão de alguns componentes facilitando o progresso da digestão. A mastigação também ajuda a romper as cascas de certos alimentos que caso não rompidos passariam por todo o trato sem serem digeridos.


É importante destacar que, uma vez que o alimento foi esmagado e umedecido para uma deglutição confortável, a mastigação foi suficiente. Um tempo de mastigação maior do que isso não trará nenhuma vantagem para a digestão.


Portanto lembre-se, uma atitude pacífica e relaxada durante a refeição auxilia muito mais a digestão do que uma mastigação por tempo prolongado.


Já o oposto é bastante prejudicial. Uma atitude agitada e apressada durante a mastigação, prejudicará muito a digestão do alimento, trazendo desconforto, sensação de estufamento, azia e outros problemas.


Mastigação na saciedade


Agora olhando do ponto de vista da saciedade, estudos recentes mostram que uma mastigação mais prolongada aumenta a saciedade e diminui o apetite! É isso mesmo, para quem precisa se adequar a quantidades menores de comida a mastigação pode ser um poderoso aliado.


A mastigação produz uma série de efeitos que afetam os processos digestivos e absortivos, incluindo sinalizações físicas e químicas que desempenham papéis importantes na regulação do apetite e da ingestão alimentar.


A hipótese para que a saciedade aumente e a fome diminua com o aumento da mastigação é de que ocorre um aumento da produção dos hormônios intestinais (incluindo CCK, GLP-1, PPY e supressão da grelina) e aumento na glicose e insulina sanguínea.


Portanto lembre-se! A mastigação é sua aliada na busca pelo peso ideal e o melhor a fazer é ter uma atitude tranquila e relaxada ao comer.


META


Que tal definir uma meta para os próximos 7 dias?

  • Prestar atenção à mastigação e procurar estar tranquilo(a) e relaxado(a) ao se alimentar e a duração da refeição deve ser no mínimo 20 minutos.


Fontes:

1 - Miquel-Kergoat S, Azais-Braesco V, Burton-Freeman B, Hetherington MM. Effects of chewing on appetite, food intake and gut hormones: A systematic review and meta-analysis. Physiol Behav. 2015 Nov 1;151:88-96. doi: 10.1016/j.physbeh.2015.07.017. Epub 2015 Jul 15. PMID: 26188140.

2 - Apolinário, Roberta Menegheli Cardoso, Moares, Rachel Batista de, & Motta, Andréa Rodrigues. (2008). Mastigação e dietas alimentares para redução de peso. Revista CEFAC, 10(2), 191-199. https://doi.org/10.1590/S1516-18462008000200008

3 - Halpern, Zuleika S. C., Rodrigues, Mariana Del Bosco, & Costa, Roberto Fernandes da. (2004). Determinantes fisiológicos do controle do peso e apetite. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 31(4), 150-153. https://doi.org/10.1590/S0101-60832004000400002




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