No verão a cobertura de nuvens diminui assim como a frequência de dias nublados em praticamente todo o Brasil. Chegamos então a estação em que sol é o que não falta! Contudo a exposição solar deve ser regrada assim como o uso do protetor solar. Isso mesmo! O uso do protetor solar não pode ser indiscriminado.
Mas calma, vamos chegar lá!
Vamos começar pelos benefícios da exposição ao sol
Todos sabemos que a exposição à luz solar está diretamente ligada aos níveis de vitamina D em no sangue. Então, vale relembrar quais são os malefícios à saúde por possuir níveis baixos de vitamina D.
Baixos níveis de vitamina D estão associados a:
Mortalidade;
Doença cardiovascular;
Diabetes;
Câncer;
Esclerose Múltipla;
Alergias;
Asma;
Infecção;
Depressão;
Dor.
Como se expor ao sol
A recomendação de exposição solar atual é: 30-60 min por dia, 3 vezes por semana com pelo menos 20 % - 30 % do corpo exposto. Porém, um estudo recente aponta que esse nível de exposição solar pode ser insuficiente para aumentar os níveis de vitamina D no sangue. Assim o que fazer?
Esse estudo recomenda que o número de dias por semana seja aumentado, até que a exposição seja diária. Além disso, a exposição ao sol deve ser frequente e não apenas por períodos definidos como 1 semana, 1 mês etc.
Outro fato é que a exposição solar atinge um benefício máximo de produção de pré-vitamina D entre 30 - 60 minutos. Se expor ao sol por mais tempo em um único dia não trará mais benefícios em aumentar os níveis de vitamina D.
E o protetor? O uso do protetor elimina a produção da pré-vitamina D no processo de exposição ao sol. Assim durante o tempo de exposição mencionado anteriormente, lembre-se, não use protetor solar.
Mas quando usar o protetor?
O protetor solar pode ser usado em qualquer outro horário de exposição solar. Lembre-se de evitar a exposição solar entre 10:00h e 16:00h, se possível.
Hidratação
A exposição solar também acelera o processo de desidratação, assim lembre-se de sempre se manter hidratado, bebendo preferencialmente água!! Os usuários Kanut tem a disposição o controle de ingestão de água diária. Se você ainda não é usuário baixe agora mesmo!
A equipe Kanut deseja um ótimo verão, e claro com muita saúde!
Fontes:
1 - Tom D. Thacher, Bart L. Clarke, Vitamin D Insufficiency, Mayo Clinic Proceedings, Volume 86, Issue 1, 2011, Pages 50-60,ISSN 0025-6196,https://doi.org/10.4065/mcp.2010.0567
2 - Wacker, M., & Holick, M. F. (2013). Sunlight and Vitamin D: A global perspective for health. Dermato-endocrinology, 5(1), 51–108. https://doi.org/10.4161/derm.24494
Comments