Doces ou Travessuras?



O Halloween está chegando e com ele os doces. Mas será que os doces representam alguma ameaça à saúde e à manutenção do peso ideal?


Pesquisas recentes apontam que um alto consumo de açúcares adicionados presentes principalmente nos alimentos industrializados, está associado à má qualidade alimentar, formação de cáries, obesidade, riscos de doenças crônicas, tais como cardiovasculares, câncer, diabetes e até problemas cognitivos e de memória, por favorecer o desenvolvimento de processos inflamatórios crônicos.


Mas não para por aí. O açúcar é um alimento altamente palatável capaz de gerar reações neurocerebrais que podem levar a um consumo compulsivo.


E  quais outros alimentos são ricos em açúcares? Alimentos e bebidas com açúcares adicionados pelo fabricante, cozinheiro ou consumidor e açúcares naturalmente presente no mel, xaropes, sucos de frutas e concentrados de suco de frutas.


Mas não vale generalizar! Os açúcares provenientes de alimentos integrais como cereais, frutas e legumes não geram os efeitos negativos dos açúcares isolados encontrados nos alimentos industrializados.


E se substituir o açúcar por frutose adicionada? A frutose isolada, por seguir um caminho metabólico diferente, gera resultados ainda piores como a síndrome metabólica, hipertensão, resistência à insulina, lipogênese, diabetes e retinopatia associada, doença renal,  inflamação e esteatose hepática não alcoólica. 

A frutose também atenua a supressão da grelina (conhecido por hormônio da fome),  permitindo o consumo excessivo de calorias ao não ativar os sinais do corpo para parar de comer.


E qual é a recomendação de consumo? A Organização Mundial da Saúde recomenda a redução da ingestão de açúcares livres de 10% para menos de 5% da ingestão energética total.


Você que é um usuário do app Kanut já tem em suas mãos as quantidade seguras máximas de consumo de açúcares, no grupo doces. Mas se quer turbinar ainda mais seus resultados, substitua 1 porção do grupo “doces” por 0,7 na porção do grupo “carboidratos”, lógico, um que seja integral, ok?


Se você não é usuário do app Kanut, não espere mais. Baixe agora mesmo!


E lembre, entre doces e travessuras, neste Halloween é melhor ficar com as travessuras.


Fontes:

World Health Organization. Guideline: Sugars intake for adults and children. Geneva (2015).

Clara R Freeman, Amna Zehra, Veronica Ramirez, Corinde E Wiers, Nora D Volkow, Gene-Jack Wang: Impact of sugar on the body, brain, and behavior, Frontiers in Bioscience, 2018.

Della Corte KW, Perrar I, Penczynski KJ, Schwingshackl L, Herder C, Buyken AE. Effect of Dietary Sugar Intake on Biomarkers of Subclinical Inflammation: A Systematic Review and Meta-Analysis of Intervention Studies. Nutrients. 2018;10(5):606.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo