Você já reparou quantas pessoas têm problemas de intoxicação alimentar no verão, principalmente na praia? A intoxicação alimentar é um problema de saúde causado pela ingestão de alimentos contaminados por toxinas ou parasitas, como fungos, vermes, vírus e bactérias.
Quais são os sintomas frequentes?
Diarréia,
Náusea,
Mal-estar,
Dor abdominal,
Vômitos,
Febre.
Como acontece o contágio?
Pelo ar, alimentos, objetos ou mãos contaminadas.
Qualquer alimento não cozido, como peixes crus e carnes mal passadas, leites e queijos não pasteurizados, verduras mal lavadas, produtos mal-acondicionados e fora da validade podem causar intoxicação.
Dicas para evitar a intoxicação
Os lanches que forem levados para a praia devem estar armazenados na temperatura adequada em caixas de isopor ou bolsas térmicas.
Prefira levar alimentos secos como biscoitos integrais, frutas secas, castanhas e amendoins, barras de cereais, biscoito de polvilho entre outros.
Evite levar sanduíches com maionese ou molhos.
Cuidados quando for comprar bebidas, verifique se o lacre não está violado. Latas que forem armazenadas no gelo devem ser higienizadas antes de consumidas, pois o gelo pode ser de água não potável.
Evite bebidas com gelo adicionado pelo mesmo motivo.
Se for comprar alimentos em quiosques, ambulantes ou restaurantes, verifique se os funcionários estão com os cabelos presos e se os aventais estão limpos. Preste também atenção na limpeza do local e dos recipientes, verifique também a presença de insetos.
Campeões de contaminação:
Milho cozido, raspadinha, gelo, espetinho de camarão, queijo coalho, pastéis, frutos do mar, sanduíche natural.
Higienize as mãos!
Antes de comer, não esqueça de higienizar as mãos com água potável, sabonete e álcool gel. Não use água do mar!
Em caso de intoxicação alimentar, hidrate-se imediatamente com soro caseiro, isotônico e/ou água de coco e procure atendimento médico.
Comments