Agradecer & Comemorar



Você já deve ter muitas vezes experimentado um estado de espírito em que estava motivado a colaborar com o próximo, ou simplesmente com vontade de agradecer. Então, você estava experimentando a gratidão. Embora não esteja claro o mecanismo cerebral que aciona a gratidão, pesquisas recentes têm identificado como ela afeta a qualidade de vida.


A satisfação com a vida está intrinsecamente ligada ao estado de gratidão, segundo pesquisa recente, [1]. A satisfação por sua vez, evita o ressentimento que traz diversos efeitos negativos à saúde. Em experimento publicado na revista Nature, indivíduos sujeitos a ressentimento e gratidão apresentaram mudanças significativas na função cognitiva e frequência cardíaca.


Mas não para por aí. A gratidão também está ligada ao bem estar mental, a saudável regulação das emoções e a modulação da região cerebral relacionada à motivação [2].


É claro que tudo isso só funciona se soubermos como acionar o estado de gratidão. Mas como fazer isso? Conte as bênçãos! Isso mesmo. Faça um exercício objetivo de contabilizar as bênçãos. Mesmo que você sinta que não tem nada para agradecer, temos certeza que essa é uma percepção não condizente com a realidade. O simples fato de você estar respirando, lendo esse artigo, motivado a mudar seus hábitos, entre outros, são bênçãos, então agradeça!


Tenha certeza que contar as bênçãos o fará mais grato, pois o próprio Criador que o projetou nos aconselhou a contá-las.

Conte as bênçãos!  


Fontes:

1 - Kyeong, S., Kim, J., Kim, D.et al.Effects of gratitude meditation on neural network functional connectivity and brain-heart coupling.Sci Rep7,5058 (2017). https://doi.org/10.1038/s41598-017-05520-9

2 - Kong, F., Zhao, J., You, X., & Xiang, Y. (2020). Gratitude and the brain: Trait gratitude mediates the association between structural variations in the medial prefrontal cortex and life satisfaction.Emotion, 20(6), 917–926.

https://doi.org/10.1037/emo0000617



22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Detox